Para segurança no uso do gás natural canalizado. Confira as normas que devem ser seguidas.

O gás natural é uma fonte de energia segura. Mas é necessário que instalações e equipamentos estejam em ordem para evitar vazamentos, por exemplo. Siga algumas dicas e garanta sua segurança.

Optar pelo gás natural em sua residência é garantia de qualidade de serviços, conforto e segurança.

Para que seus equipamentos de gás natural funcionem da maneira mais limpa e correta, evitando vazamentos e danos, é preciso seguir atentamente as instruções de uso dos equipamentos e realizar a manutenção das instalações sempre que necessário.

Conheça algumas dicas para que instalações e equipamentos durem mais e trabalhem de forma eficiente:

  • Não utilize as tubulações de gás como suporte para outros objetos.
  • Não submeta as tubulações de gás ao contato com cabos elétricos.
  • Não coloque materiais inflamáveis ou corrosivos próximo às tubulações.
  • Feche o registro de gás após a utilização dos aparelhos.
  • Feche a válvula do medidor de gás caso se ausente de sua residência por vários dias.
  • Não obstrua as áreas de ventilação.
  • Se a chama de gás natural apresentar uma coloração amarelada ou estiver oscilante, é sinal de falha na combustão. Providencie o reparo imediato.
  • Na cozinha, a conexão dos fogões à instalação de gás natural, deve ser feita em tubo flexível metálico, conforme norma NBR 14177. A instalação necessita de um registro de gás em local de fácil acesso. Para evitar o desgaste do tubo, que pode provocar vazamento de gás, o mesmo não deve estar em contato com superfícies quentes e as conexões devem estar em boas condições e bem apertadas.
  • Se houver falta de gás natural, por motivo diferente de corte, siga as instruções do fabricante para a abertura das válvulas, caso o fornecimento não seja restabelecido, contate o serviço de emergência autorizado.
  • Se sentir cheiro de gás, chame imediatamente a assistência técnica autorizada.

Ventilação de ambientes

Veja alguns conselhos práticos para manter uma boa ventilação nos locais onde estão instalados os equipamentos a gás.

Circulação de ar garante segurança

Os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados – conforme norma brasileira NBR 13103 – pois, na queima do gás, o oxigênio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar.

Outro cuidado importante é manter uma área superior aberta, acima de 1,5m do piso, com no mínimo600cm². Na parte inferior, também deve haver ventilação. Esta pode ser através de um corte de 3 cm na porta ou instalação de veneziana com área mínima de 200 cm², abaixo de 0,80m do piso.

Que fazer se sentir cheiro de gás

O Gás natural não tem cheiro. Mas ele é quimicamente odorizado, para que em caso de escapamento seja facilmente identificado. Saiba como proceder em caso de escapamento.

Chame a assistência técnica imediatamente ou ligue para Central de Urgência 0800 0240197.

Não acione interruptores nem aparelhos elétricos. Mantenha portas e janelas bem abertas. Feche os registros dos aparelhos a gás e do medidor, não abra até que o defeito seja reparado.

Segurança das instalações internas

Quando o assunto é segurança, o gás natural tem nota máxima. Mas para garantir a eficiência, é importante que as regras de instalações e equipamentos sejam rigorosamente seguidas.

Assim como cuidamos das ligações elétrica e de água em nossas residências, existem também cuidados especiais a serem tomados com as ligações de gás, seja em casa ou apartamento. Tubulações, uniões e conexões por onde passa o gás natural devem estar sempre em boas condições de conservação.

Os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados – conforme norma brasileira NBR 13103 – pois, na queima do gás, o oxigênio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar. Considere essa norma ao redecorar seu banheiro ou área de serviço, evitando que estas saídas de ar sejam bloqueadas. 
Os aquecedores e boilers, além da ventilação permanente, necessitam de uma chaminé para a condução do monóxido de carbono ao exterior, por um terminal externo tipo “T”, para evitar o retorno do gás ao interior do ambiente.

Revisão periódica das instalações

É preciso estar atento ao prazo de manutenção das suas instalações e equipamentos a gás natural canalizado.

Apesar de serem seguras, as instalações e os equipamentos de gás natural devem ser inspecionados, regularmente, a cada dois anos, pelo menos. Tal vistoria é uma obrigação do consumidor para evitar danos futuros e assim, garantir a eficácia e segurança da utilização do gás natural. As condições de queima e exaustão dos equipamentos devem ser verificadas, na constatação de qualquer problema, o reparo deve ser imediato.

Segurança no uso

O uso consciente do gás natural, além de garantir mais eficiência é também sinônimo de mais segurança em casa.

Fonte de energia segura

Por ser mais leve que o ar, o gás natural se dissipa com facilidade. Os locais adaptados para o gás natural são vistoriados seguindo as principais normas de segurança brasileiras para uso de gás canalizado.

No entanto, é importante que o consumidor esteja sempre atento as condições do equipamento e a sua utilização seja cautelosa para evitar acidentes. A cada dois anos, instalações e equipamentos a gás devem ser vistoriados.

Na ocorrência de qualquer problema, como vazamento ou desgaste, por exemplo, o reparo deve ser imediato.

Odorizante químico para facilitar detecção de vazamentos

Apesar de não ser um elemento tóxico, o gás natural contém monóxido de carbono – produto da combustão de combustíveis fósseis que na ausência de uma ventilação adequada, se acumula e pode ser tóxico aos seres humanos e animais.

Por isso, o gás natural que não tem cheiro, recebe um odorizante químico que tem um odor característico para que possa ser detectado facilmente em caso de vazamento.

Mas, quando as condições de ventilação e o estado de manutenção dos aparelhos a gás estão em ordem, a utilização do gás natural em casa, não representa riscos ao organismo.

Dicas de economia

Consuma o gás natural com consciência e garanta uma melhor eficiência do combustível e economia nas despesas da sua casa. Confira as dicas!

Quando utilizados da maneira correta, os equipamentos a gás são ainda mais eficientes.

No inverno, época em que os hábitos são diferentes, o consumo de gás tende a aumentar. Por isso, o uso consciente a apropriado dos equipamentos a gás, faz diferença nas despesas no final do mês.

Manutenção preventiva

Uma vistoria das instalações e equipamentos a gás devem ser realizadas, no mínimo, a cada dois anos. Na ocasião, eventuais escapes de gás e desgastes, podem ser precocemente diagnosticados e reparados. Assim, garante-se mais eficiência, economia e segurança na utilização do gás natural em casa. Vale lembrar que é responsabilidade do usuário solicitar a manutenção. Por isso, esteja atento ao prazo.

Utilização eficiente dos aquecedores

  • Não use a temperatura máxima do seu aquecedor sem necessidade. Para ajustar a temperatura do seu banho, use o botão de controle do aquecedor (quantidade de gás). Colocar o aquecedor no máximo e misturar água fria, desperdiça água e gás.
  • O piloto do aquecedor de passagem não deve ser mantido aceso, assim você evita desperdícios e não põe sua segurança em risco.
  • Observe a necessidade da troca de reparo (corinho) do misturador, em caso de vazamento de água na ducha.
  • O queimador deve acender imediatamente quando a torneira de água quente é aberta. Caso isto não ocorra, substitua as pilhas ou verifique a ligação elétrica do aparelho.
  • No local em que o aquecedor for ser instalado, não deve haver correntes de ar.
  • Realize limpeza periódica na sua ducha para eliminar as impurezas provenientes da rede de água da rua.
  • Ao notar qualquer tipo de problema, tais como: vazamento, cheiro de gás, chama amarelada, imediatamente, chame a assistência técnica.

Utilização eficiente do fogão

Tenha em mãos o fósforo ou acendedor.

  • Primeiro, acenda o fósforo, só então, abra o controle de gás natural.
  • Ferva água com o recipiente fechado, o tempo de fervura será mais curto e então, abaixe o fogo.
  • Mantenha as panelas centralizadas na chama e tampe as panelas enquanto cozinham, isso aproveita melhor o calor.
  • Vazamentos devem ser imediatamente eliminados.
  • Mantenha os queimadores limpos e regulados. A chama do fogo deve ter tom azulado. Se tiver com tonalidade amarelada, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás.
  • Use panelas com o tamanho adequado para a quantidade de alimentos que você irá cozinhar. Quanto maior o tamanho da panela, mais tempo o alimento levará para aquecer e maior será o consumo de gás.
  • Use, sempre que possível, o forno para assar ou esquentar mais de um alimento simultaneamente.
  • Alimentos duros ou muito consistentes cozinham mais rápidos se forem colocados previamente de molho.
  • O fogão deve ser mantido longe das correntes de ar.